Um bom planejamento de obra vai muito além de evitar riscos e impactos prejudiciais ao andamento do projeto. Impede, principalmente, surpresas no seu tempo de execução e assegura tranquilidade para que tudo transcorra no maior equilíbrio e paz.
No entanto, vale ressaltar que sempre ocorrem problemas no meio do caminho, como gastos inesperados, prazos de mão de obra não atendidos, questões relativas à regularização da obra, fornecedores que atrasam, orçamentos desatualizados e outros fatores que — apesar de toda a organização — são inevitáveis.
Por isso tudo, um planejamento assertivo pode sim garantir sucesso e melhorar o andamento da obra de sua casa. Confira, então, algumas dicas que podem ajudar a manter tudo sob controle. Veja!
Voltar para a listagem
1. Faça uma análise da localidade
Ao escolher o local, a primeira medida é fazer um levantamento sobre a região onde será executada a obra, como dados sobre o terreno e tudo que o circunda. Do contrário, podem ocorrer situações adversas durante a edificação, como problemas relativos ao solo que comprometam a continuidade ou o calendário do projeto.2. Certifique-se sobre a regularização da obra
Um dos problemas que podem comprometer — e muito — o bom andamento de um projeto é a burocracia que envolve a regularização da obra. Por isso, ao planejá-la os requisitos de licenciamento devem ser respeitados para evitar que imprevistos ocorram durante a execução. Confira, alguns pontos importantes no checklist de uma obra:- Alvará de Construção;
- Matrícula do imóvel;
- Atestado de conformidade da instalação de energia elétrica;
- Atestado das concessionárias de água e esgoto;
- Auto de vistoria do corpo de bombeiros, entre outros.