Sob o ponto de vista de um investidor em imóveis, o potencial de retorno financeiro é um aspecto essencial para a decisão de compra. Logo depois que o retorno é comprovado é o momento de reunir todos os documentos para um financiamento imobiliário.
Nesse sentido, vamos apresentar tudo sobre a documentação necessária para financiar um terreno junto à instituição bancária ou diretamente com a loteadora.
Voltar para a listagem
Qual é a relação de documentos para financiamento de terrenos?
Tão importante quanto escolher o terreno para investir, é reunir todos os documentos necessários para contratar um financiamento de imóvel. Em outras palavras, ter a relação de documentos pronta possibilita uma negociação mais rápida e objetiva, visto que há menos tempo investido na procura pelos documentos após iniciar o processo de negociação. Não há diferenças consideráveis na documentação para financiar um terreno residencial ou comercial. Portanto, o que vai definir quais documentos devem ser entregues é se a compra será efetuada por uma pessoa física ou jurídica. Confira a lista de documentos necessários para cada situação:Documentos para financiamento por PF (Pessoa Física)
Os documentos necessários para obter um financiamento de terreno por pessoa física são simples e não exigem grandes esforços para encontrá-los. Confira:- Cópia de RG e CPF (ou CNH);
- Cópia de comprovante de residência;
- Pré-análise aprovada de financiamento bancário.
Documentos para financiamento por PJ (Pessoa Jurídica)
Em contrapartida, a documentação para compra de um imóvel por pessoa jurídica é um pouco mais extensa, mas também são documentos fáceis de reunir. Confira a lista:- Cópia de RG e CPF (ou CNH);
- Cópia de comprovante de residência;
- Últimos três contracheques ou extratos de pro-labore ou DECORE ou extratos de INSS (Dataprev);
- Extrato de conta corrente dos últimos 3 a 6 meses;
- Cópia de contrato social e última alteração ou contrato social consolidado;
- Relação de faturamento dos últimos 12 meses;
- Cópia do IRPF;
- Cartão CNPJ;